APOIO/PATROCÍNIOS

APOIO/PATROCÍNIOS

quinta-feira, 15 de julho de 2010

ÚLTIMO GRANDE TREINO PARA EMBRUNMAN

Não tenho por hábito falar dos meus treinos, no entanto, o meu último treino por se tratar de algo invulgar merece, do meu ponto de vista, um comentário.
Por razões pessoais e ao contrário do que tinha anunciado neste sítio, o treino de bicicleta de maior volume passou para a passada terça-feira dia 13 de Junho.
Às 05h30m acabara de sair de casa (por enquanto Guimarães) quando reparo que o chão estava completamente molhado, pensei logo que as coisas não iriam correr bem, contudo arranquei e logo após 100 metros começou a chover torrencialmente. Nem tive tempo de regressar a casa, aproveitei um prédio como abrigo e esperei. Passados cerca de 5 minutos abrandou. Enquanto esperava tomei a decisão de regressar a casa e não fazer o treino naquele momento, assim, logo que abrandou a chuva, regressei a casa e voltei a enfiar-me na cama (confesso que foi uma sensação estranha).

Programei o despertador para as 10:00 horas e adormeci. Às 10:30 horas já estava novamente na rua, desta vez o tempo estava bem melhor, embora o céu apregoasse alguma água. Este treino também era importante para testar a minha nova cassete, 12-27 , já que possuia uma 11-23 que iria tornar a minha prova com pouco ritmo e um pouco mais difícil (obrigado Pedro Brandão pela troca). Acontece que logo que chego a Fafe, a corrente (também ela nova) começa a saltar sobre o meio da cassete, recorri de imediato ao Martins (loja de bicicletas em Fafe) que ficava em caminho e poucos metros à frente. Já tinha ouvido falar dessa casa, mas não sabia que o seu proprietário era tão amável. Prontificou-se de imediato a repara a máquina, tendo inclusivamente deixado o que estava a fazer, para me ajudar. O Martins reconheceu de imediato a bicicleta do Perez, mas qual não foi o meu espanto quando o me disse que já tinha corrido com uma igual e que tinha sido colega do Perez na Volta a Portugal quando corria pela Maia. Tinha de facto a bicicleta em boas mãos.

Um pequeno afinador das mudanças que se situa na parte mais elevada do quadro tinha partido e deixado de manter a espia esticada, o que levava ao saltar das mudanças. A reparação ainda deu algum trabalho pois obrigou a abrir uma nova rosca para colocar um novo esticador/afinador. Este contratempo valeu por ter conhecido mais uma pessoa do mundo do ciclismo e por ter saído um pouco inchado, quando o Martins me disse que tinha uma boa bicicleta nas mãos, havendo apenas 18 em Portugal, já que se tratou de uma edição limitada.
Um grande obrigado ao Martins de Fafe.
Depois de resolvido o problema continuei na minha jornada, até à Senhora da Graça (Mondim de Bastos), onde subi 3 vezes, tendo regressado pelo mesmo caminho.
O percurso foi o seguinte:
Saída de Guimarães - Alto da Penha (20 kms) - Fafe (35 kms) - Alto da Lameira (47 kms) - Mondim de Basto (71 kms) - Alto da Sr.ª da Graça (3 vezes, 125 kms) - Mondim de basto (130 kms) - Alto da Lameira (154 kms) - Fafe (166 kms) - Alto da penha (171) - Guimarães (192 kms).
A seguir à bocicleta fiz 30 minutos de corrida para acomodar na transição.

A dificuldade dos treinos longos está em não saber passar o tempo, mesmo quando em esforço há que saber gerir a cabeça para que se mantenha sempre arejada. Contribui para isso, o facto de fazer com que um treino puxado pareça um agradável passeio, onde não faltou a máquina fotográfica para tirar umas fotos e fazer uns vídeos. Houve até lugar a paragem para comer umas amoras (ainda azedas, lol). Acima de tudo, sozinho ou acompanhado, tem de haver boa disposição e gosto pelo que se faz.

Saldo do dia:
Distância: 192 kms
Acumulado: 4285 metros
Tempo: 8h38m
Média: 22,47 km/h
Pulso médio: 135 bpm

Deixo-vos um pequeno filme que fiz desse belo dia, bem como o registo altimétrico e cardiográfico.

3 comentários:

Angelfish disse...

EXCELENTE! Bom relato e bom video! Engraçado ver as marcações no piso de anos anteriores da Volta, na subida à Sra. da Graça!

Só não perecebi o q estavas a fazer na cama às 10h da manhã de uma 3ª feira, LOL LOL!!!

Espero que o teu esforço e dedicação surtam o efeito desejado em Enbrun... Estou certa q sim, pois como muito bem dizes, se gostarmos do q estamos a fazer, não só o tempo passa, como também a força anímica tudo vence!

Pedro Brandao disse...

GRande Vasco. Muitos parabens pelo treino e pela actualização do bleg é sempre muito bom ver soisas destas. Havias de actualizar mais vezes. Assim tens o efeito que eu pretendo como meu blog: transmitir aos outros motivação para treinar e partilhar experiências. Acredita que ao ver este post e o video já me apeteceia ir fazer a Sra da GRaça hoje á noite. :) Dá-lhe com força amigo. Vais-te sair bem vais ver.

Jordão Alves disse...

É assim mesmo Bom treino, muita força para Enbrun...
Ainda vamos um dia fazer um ironman juntos.
Abraço.