APOIO/PATROCÍNIOS

APOIO/PATROCÍNIOS

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

RESULTADOS MARATONA DO PORTO 2010


Miguel Silva, Chuva Vasco, Nuno Gameiro

Pois é, já cá canta mais uma!

Trata-se da minha sétima maratona (3 em Ironman's). É sempre com grande felicidade que termino tão mítica prova, e chegar ao fim com muita destruição muscular, ainda reforça mais o gosto que nutro por este tipo de distância.
No Cômputo geral a prova correu-me bem, apesar de ter ficado ligeiramente desiludido com o resultado final, ou seja, as almejadas 3 horas e 5 minutos que me julgava capaz de alcançar não foram cumpridas. Eu apercebi-me da dificuldade em atingir esse tempo, logo ao fim dos primeiros 21 kms, quando já levava 1h36min, o que daria, ao mesmo ritmo, 3h12min. Quando comecei a segunda metade da prova sentia-me bem e julgava conseguir recuperar o tempo e consequentemente abreviar o resultado final, mas em boa verdade quando faltavam cerca de 6/7 kms, comecei a abrandar o ritmo, dado o forte vento que se fazia sentir. Obviamente que a isto podemos juntar o desgaste muscular. As subidas eram ténues, mas criaram mossa. A falta de reforço muscular na preparação fez-me enfraquecer os músculos e isso notou-se fortemente no fim, mormente nos últimos 2 kms.
A subida final, com uma extensão de cerca de 1200 metros foi desgastante, e mesmo que quisesse aumentar o ritmo para a ponta final, não o podia fazer dado que inusitadamente apareceu-me a chamada "dor de burro". Nesse momento fui obrigado a abrandar muito o ritmo, chegando a andar a 7min/km e consequentemente fui passado por muita gente.
Acabei por cortar a meta com 3h15min.
Apesar do início da prova estar ameaçada com alguma chuva, tudo acabou por se resolver quando o tempo abriu e raiou um belo sol, o que veio ajudar a abrilhantar o belo percurso da prova.
Não posso deixar de fazer um reparo à organização, pois achei deveras insuficiente a variedade e alimento que era fornecido nos abastecimentos, tudo se resumia, a banana, marmelada e ouvi dizer que também estavam a fornecer passa de figo. Já no reforço final, após a meta, o único alimento que era oferecido era maçã e pêra, o que se revela muito pobre para uma maratona com tamanha magnitude. Todos sabemos que estas frutas têm um valor calórico muito residual, não contribuindo de forma significativa para as perdas ocorridas em 42 kms de corrida. Já a cerveja que igualmente estava a ser distribuída, convém realçar, não era para qualquer estômago (lol).
Agradeço ao Miguel Silva por me ter acompanhado por mais de 21 kms e de um modo geral a todos os colegas em prova que me foram apoiando durante a mesma. Também agradeço à Carla, esposa do Pedro Brandão, pelas fotos que me tirou e pelo incentivo e ânimo que me proporcionou na prova.
Em nome dos atletas da Figueira, não poderia deixar de agradecer ao Porto Runners, em especial ao Telmo Veloso (2h38min), por se ter disponibilizado em nos acolher na sua equipa, que se fez representar com 94 atletas apenas na maratona (326 no total).
Quero ainda expressar o meu lamento pelo facto do Abel Condesso não ter participado na prova, mas uma lesão impediu-o de estar presente, para ele desejo as rápidas melhoras.
Felicito os estreante Pedro Brandão (4h36min), o Nuno Gameiro (3h38min) e o Leandro Pinto (3h29min) por se terem estreado na distância, mas particularmente o Miguel Silva, que na sua estreia concluiu a prova com umas fantásticas 3h20min.
Parabéns a todos os ateltas que participaram na 7ª maratona do Porto.

Eis os resultados para um total de 1180 atletas a acabar a prova:

RESULTADOS (líquido)

Luís Carlos: 02:55 horas; Ritmo: 4:09 min/km; Pos. Geral: 70; Pos. Escalão: 41
Chuva vasco: 03:15 horas; Ritmo: 4:38 min/km; Pos. Geral: 249; Pos. Escalão: 123
Miguel Silva: 03:20 horas; Ritmo: 4:45 min/km; Pos. Geral: 310; Pos. Escalão: 140
Leandro Pinto: 03:29 horas; Ritmo: 4:58 min/km; Pos. Geral: 404; Pos. Escalão: 167
Teresa Rocha: 03:34 horas; Rirmo: 6:06 min/km; Pos. Geral: 497; Pos. Escalão: 13
Nuno Gameiro: 03:38 horas; Ritmo: 5:11 min/km; Pos. Geral: 559; Pos. Escalão: 219
Paulo Polónio: 04:09 horas; Ritmo: 5:55 min/km; Pos. Geral: 924; Pos. Escalão: 158
Pedro Brandão: 04:36 horas; Ritmo: 6:33 min/km; Pos. Geral: 1086; Pos Escalão: 367

CLASSIFICAÇÃO GERAL AQUI

CLASSIFICAÇÃO PORTO RUNNERS AQUI


Chuva Vasco


vídeo da prova

5 comentários:

Anónimo disse...

muitos parabens a todos e desejo k o empeno seja penoso lol lol lol lol

abraço

abel condesso

Triatleta disse...

Parbéns a todos os maratonistas.
Terminei a época tarde e iniciei a de 2011 cedo, a ponto de ter poucos quilómetros de corrida, mas gostava de fazer a Maratona da Invicta.

Um abraço.

Pedro Brandão disse...

Camarada, muito sofri eu para fazer essas 4:36, mas acredito que todos dofreram para fazer os seus tempos. Eswtiveste muito bem campeão. Estás em grande. Bem agora resta recuperar e trabalhar para melhorar este tempo, mas isso só para o ano.Grande abraço

Anónimo disse...

Vasco,
Muitos Parabéns, para ti e todos os maratonistas, em especial para os mais recentes, entre eles o meu marido!!! É realmente muito bom ver esta magnífica cidade cheia de gente a participar na Maratona! Pena é que o público não tenha sido na mesma proporção, mas também não houve divulgação da prova...
Carla Canha

Chuva Vasco disse...

Obrigado a todos pelos vossos comentários, é bem possível que volte para me superar (lol). Entretanto, vou relaxar um pouco para apreciar um pouco a paisagem e meditar sobre o que se seguirá.

Abraços e beijos