APOIO/PATROCÍNIOS

APOIO/PATROCÍNIOS

terça-feira, 3 de agosto de 2010

DEPILAÇÃO OU NÃO-DEPILAÇÃO?

Normalmente ando todo o ano peludo, isto porque não gosto da sensação de estar depilado. Acontece porém, que quando se aproximam provas faço a depilação das pernas, sem no entanto entender o porquê. Do meu ponto de vista, só vejo uma razão para a depilação - facilitar tratamentos como as massagens, e também em caso de lesões onde se verificam escoriações.
A questão estética não me preocupa, mas confesso que às vezes me sinto um pouco deslocado quando estou rodeado de outros atletas.
A questão que se coloca é de saber se de facto a depilação influencia o rendimento desportivo, ou se pelo contrário tem apenas efeito psicológico ou quinestésico positivo. O ARTIGO de Paulo Vilas-Boas, que agora os apresento, responde a estas e outras questões.

10 comentários:

Mark V disse...

Viva,

Bom artigo.
Tal como em todas as regras há 1 excepção embora já antiga que é (foi) o Mark Spitz.

Bons treinos!

Jordão disse...

Amigo , depois que começei a fazer a depilação nunca mais deixei , acho que passa a ser uma questam de habito , e hoje em dia já temos fotodepilação defenitiva por 30€ cada sessão pernas inteiras ou seja pouco mais do que se paga a cera.
E muito menos doloroso...
Exprimenta!!!!
Abraço.

Anónimo disse...

tal como o artigo diz, o estudo foi feito para natação, onde o meio envolvente é bem diferente do ar e onde a resistência de arrasto é mt maior, mas no caso do triatlo as vantagens que acho k tem alem das que já disses-te é também a higiene e tem a ver com a transpiração, li num artigo referente ao ciclismo que as únicas vantagens eram essas a nivel aerodinâmico não tinham grande diferença penso que umas milésimas num contra relógio de 40km por isso a única razão pk faço alem de gostar e ser melhor para a namorada é a questão da higiene é mt mais prático mas isto apenas no verão ai a partir de maio até Outubro o resto deixo crescer.
agora faz como te apetecer e boa sorte para ti que eu tb vou precisar em outubro

Ass: Rui Trovão

Chuva Vasco disse...

Jordão,

então tu achas que eu não gostando de depilação me iria submeter a uma fotodepilação definitiva? lol

Abraço

Chuva Vasco disse...

Trovão, sem dúvida que a depilação tem vantagens e eu reconheço-as, a tal ponto que também eu me depilo, mas só em períodos muito breves.
Vê lá se treinas para Outubro

Abraço

Chuva Vasco

Chuva Vasco disse...

Olá Mark,
por isso é que acho que isso são tendências, algumas das quais que perduram no tempo, como é o caso da depilação. O caso do Spitz é paradigmático de que não é a depilação que o impediu de ser quem foi, mas dando o benefício da dúvida diria que se se depilasse seria ainda melhor.
De modo semelhante me pergunto qual a longevidade no triatlo das meias de compressão?

Abraço

Unknown disse...

Oi camarada Vasco. É isto. Falas de treinos e esforço e tudo mais e nada de comentários.... Falas de depilação e é só comentários... ehehehe ironia amigo. O que interessa é que acha participação no blog. Quanto ao tema digo o seguinte: Eu confesso que me comecei a depilar por moda. Na altura andava de bike á uns meses e senti aquela cena de me armar em profissional e parecer pro aos olhos dos mais leigos e fiz a depilação, na esperança de que quem me visse a andar pensasse que eu era um grance ciclista :) Acho que também de uma forma inconsciente pensava que sem pelos andava melhor.... Pancas que nos dão. Bem o que é certo é que me fui habituando e hoje em dia não consigo andar com pelos. E das pernas também passou para o peito. Para além da questão estetica há qual dou algum valor, (não muito mas algum) existem vantagens obvias: Mais higiene e melhor tratamento nas massagens ou então em caso de quedas. Isto para as pernas. No peito confesso que é mesmo por estetica pois não vejo grandes vantagens. Quanto á aerodinâmica acho não faz qualer sentido ir por ai ao nosso nivel. REsumindo e já outros o dizeram. Faz aquilo que achares melhor. Grande abraço

Chuva Vasco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Chuva Vasco disse...

Olá Pedro,

tem piada que pensei o mesmo que referiste. O pessoal anda todo com inveja por isso não comenta os outros post (risos).
Em tudo sempre fiz o que me deu gozo e de facto a depilação nunca me deu nenhum prazer, talvez por isso nunca tenha entrado em modas, pelo menos no desporto. Aliás uma coisa que tenho reparado é que o pessoal gosta, como disseste, de se armar em profissionais, de tal modo que, não só se depilam, como também vestem como eles. Bom, já andamos uma vez junto (pena que não tenham sido mais vezes) e tu bem sabes que eu sou tudo menos aparentar ser profissional, ou seja, sem depilação, sem equipamento específico (uma simples t-shirt, lol), já para não falar da bicicleta porca e dos pneus nas lonas (hehehehehe).
Confessa lá (aqui que ninguém nos lê) que tiveste vergonha de andar comigo (ahahahaha).
Eu não critico os meus colegas de estrada, pelo contrário acho que se deve valorizar o que se faz e por isso nada tenho contra.

Ainda esta semana me vou depilar, depois eu conto como foi, lol.

Abraço

Jordão Alves disse...

Olá amigo, quando referi a foto depilação era porque realmente já fiz a cera e custa a brava. Mas deduzo que vais fazer com o mesmo que fazes a barba, sendo assim não custa nada, como disse o Pedro é uma questão de habito e se participasses num IM todos os messes ao fim de meio ano já não conseguias andar com pelos.
Em relação ao aspecto também tem graça agora no verão quando sais de casa naqueles dias de calor em que pões um bronzeador nas pernas e fica com aquele efeito espelhado!! quando elas passam é só piropos,... lolo lo .

Em relação as meias de compressão ai sim acho que pegou moda , mas não resisto em dizer que um dia irei experimentar para ver se noto alguma vantagem...
Abraço.